Acne no queixo em gatos

Read Time:7 Minute, 6 Second

Causas, tratamento e prevenção

Getty Images

NESTE ARTIGO

  • O que é acne felina no queixo?
  • Sintomas
  • Causas
  • Diagnóstico
  • Tratamento
  • Prognóstico
  • Prevenção

A acne felina no queixo é uma doença de pele bastante comum em gatos, que causa cravos e obstrução dos folículos pilosos, e pode ocorrer uma única vez, ser um surto ocasional ou um problema crônico. Parece não haver rima ou razão em relação à idade, raça ou sexo dos gatos afetados pela acne no queixo, mas ela pode estar relacionada a maus hábitos de higiene, estresse, infecção viral, imunossupressão ou alergias felinas.1 Algumas fontes também sugerem que ela é mais comum em gatos entre dois e quatro anos de idade devido aos hormônios. Embora essa condição seja geralmente desagradável ao olhar, ela pode progredir para pústulas dolorosas e drenantes que causam coceira e irritação no gato quando não são tratadas. Felizmente, geralmente é fácil de tratar com a ajuda do veterinário.

O que é acne felina no queixo?

A acne no queixo em gatos é uma condição que ocorre quando os folículos pilosos ao redor das glândulas sebáceas produtoras de óleo do gato ficam obstruídos. Além de saber que os folículos ficam bloqueados, pouco se sabe sobre essa condição. Pesquisas demonstraram que a acne no queixo se desenvolve devido à queratinização folicular, mas pouco se sabe sobre o que causa o excesso de produção de queratina. Se a queratina extra – uma proteína encontrada na camada externa da pele – ficar presa nos folículos pilosos, formam-se comedões (ou cravos). Se as bactérias infectarem os comedões, podem se formar pústulas (espinhas), com aparência semelhante à da acne em pessoas.1

Sintomas de acne no queixo em gatos

Seu gato pode parecer irritado e coçar o queixo com mais frequência do que o normal. Além de perceber a presença de acne, os donos podem observar os seguintes sintomas:

Sintomas

O queixo parece sujo
Manchas pretas são visíveis
Espinhas se formam
Lábios superiores ou inferiores irritados

O sinal mais comum de acne no queixo dos felinos é a aparência de um queixo sujo, especialmente em gatos brancos ou de cor clara. As pequenas manchas pretas são comedões, e um exame cuidadoso revelará os cravos e os folículos pilosos inflamados. Embora seja mais comum aparecer no queixo, a acne também pode surgir nos lábios superior e inferior. Se os cravos forem infectados, podem aparecer inchaços inflamados, que podem se romper e drenar. Os gatos com casos crônicos de acne podem apresentar lesões duras e crostosas que são dolorosas ao toque.

Causas da acne felina no queixo

Embora essa doença felina não seja bem compreendida, vários fatores potenciais podem contribuir para o aparecimento de cravos pretos desagradáveis, incluindo

  • Estresse
  • Maus hábitos de higiene
  • Glândulas sebáceas hiperativas
  • Desequilíbrios hormonais
  • Sensibilidade a alimentos ou produtos químicos
  • Sistema imunológico deficiente
  • Dermatite atópica ou de contato causada por alergias
  • Infecção ou doença concomitante

Surgiu uma correlação distinta entre a acne no queixo dos felinos e o uso de pratos plásticos de comida e água.1 Originalmente, pensava-se que uma alergia de contato ao material plástico causava a acne, mas agora acredita-se que uma quantidade excessiva de bactérias reside nos pratos plásticos, levando ao desenvolvimento da acne. É muito mais difícil limpar o plástico com as mãos do que o vidro, a cerâmica ou o aço inoxidável, pois pequenas abrasões na superfície podem facilmente prender bactérias. Para evitar esse possível problema, troque os pratos do seu gato por um material impermeável e lave-os com frequência se o gato tiver tendência a desenvolver acne no queixo.

As alergias parecem ser outro culpado comum pelo desenvolvimento da acne no queixo. As alergias dos animais de estimação tendem a se manifestar em sua pele. Se o seu gato for alérgico a um ingrediente da dieta ou a uma substância do ambiente, você poderá notar acne no queixo, além de pele inflamada, coceira, lambedura, mastigação, infecções de ouvido e perda de pelos.

Barkmeows

Diagnóstico da acne no queixo em gatos

Se o seu gato tiver desenvolvido cravos ou feridas no queixo, é necessário que você vá ao veterinário para que o tratamento evite o avanço da doença. Na consulta do seu gato, o veterinário provavelmente descartará uma variedade de possíveis problemas, como ácaros da sarna, pulgas, infecções fúngicas, alergias e infecções bacterianas. Além de um exame físico completo, o veterinário pode fazer uma raspagem da pele para verificar se há ácaros, uma citologia da pele para procurar bactérias ou leveduras ou uma cultura de dermatófitos para descartar a micose.

Se as feridas parecerem suspeitas e não tiverem uma aparência típica de acne no queixo, o veterinário provavelmente recomendará uma biópsia para verificar se há câncer, doenças imunomediadas ou causas neoplásicas.2

Tratamento

A maioria dos tratamentos para acne no queixo dos felinos gira em torno da melhoria da higiene para controlar a condição, em vez de curá-la. Além de trocar os pratos de plástico por um material não poroso e lavá-los diariamente, há outros remédios caseiros que você pode tentar para ajudar a eliminar a acne no queixo do seu gato, como

  • Limpeza suave da área afetada duas vezes ao dia com sabonete neutro, peróxido de benzoíla, clorexidina ou xampu anti-seborreico, o que ajudará a eliminar os folículos pilosos
  • Adicionar um suplemento de ácido graxo com ácidos graxos ômega-3 para ajudar a melhorar a saúde da pele1
  • Acalmar a inflamação das pústulas com compressas de água morna para ajudar a promover a cura

Se a acne do seu gato tiver progredido a ponto de exigir intervenção veterinária, ele poderá receber uma variedade de medicamentos para combater os cravos cheios de bactérias, incluindo

  • Antibióticos sistêmicos na forma de cápsulas, comprimidos, líquidos ou injeção de longa duração
  • Antibióticos tópicos para aplicar na área afetada
  • Injeção ou comprimidos de esteroides para acalmar a inflamação
  • Xampu, lenços ou produtos de limpeza antibacterianos e antifúngicos com um esteroide calmante

Prognóstico para gatos com acne no queixo

Embora a acne no queixo nem sempre possa ser completamente removida, essa condição normalmente não é prejudicial ao gato, a menos que ocorra uma infecção. O veterinário ajudará você a controlar a condição do gato, iniciando uma variedade de tratamentos para minimizar os sintomas. Medicamentos tópicos, medicamentos sistêmicos e melhor higiene têm resultados favoráveis na maioria dos casos.1 Entretanto, alguns gatos podem não responder ao tratamento tão bem quanto outros. Nesses casos, será necessário um tratamento mais agressivo.

Como prevenir a acne no queixo dos felinos

Há várias maneiras pelas quais os donos de animais podem ajudar a evitar que seus gatos desenvolvam acne no queixo. Fale com o veterinário antes de iniciar qualquer regime de tratamento em casa, pois alguns produtos humanos são tóxicos para os gatos. Essa condição nem sempre é totalmente evitável, especialmente quando causada por outras doenças, mas os métodos a seguir podem reduzir o risco do seu gato.

Troque as tigelas de comida

Uma das melhores maneiras de evitar a acne no queixo dos felinos é trocar as tigelas de plástico por cerâmica, vidro ou aço inoxidável. Limpe as tigelas diariamente depois que seu gato comer e beber nelas para evitar o acúmulo de bactérias nocivas. É especialmente importante manter a área do seu gato limpa e higiênica quando ele estiver lidando com infecções.

Minimize o estresse

Tome medidas para minimizar o estresse do seu gato, que pode levar ao desenvolvimento de acne no queixo ou à piora dos sintomas. Proporcione ao seu gato lugares calmos e tranquilos para que ele possa relaxar e evite os gatilhos que provocam a ansiedade do gato.

Melhore a higiene

Embora a acne no queixo dos felinos seja uma condição intrigante que pode ser difícil de erradicar, bons hábitos de higiene e intervenção imediata podem ajudar a eliminar os cravos do seu gato. Monitore seu gato para saber se ele está se cuidando regularmente. Isso ajudará a promover a saúde da pele e do pelo, o que reduzirá as chances de entupimento dos folículos pilosos.

Verifique se há alergias

Se a acne do seu gato não estiver melhorando com algumas mudanças no estilo de vida, converse com o veterinário para verificar se ele tem alergias. Algumas alergias alimentares podem fazer com que a acne no queixo piore, portanto, mudar a dieta ou remover os irritantes domésticos pode ser útil.

Se você suspeitar que seu animal de estimação está doente, ligue para o veterinário imediatamente. Em caso de dúvidas relacionadas à saúde, consulte sempre o veterinário, pois ele examinou seu animal de estimação, conhece o histórico de saúde dele e pode fazer as melhores recomendações para ele.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post 10 razões pelas quais os cães são melhores do que os gatos
Next post Respiração rápida em gatos